4.12.12

4 dias em Istambul

Depois de sensivelmente 12 horas de autocarro, com paragem de 3 horas na fronteira Bulgária-Turquia, chegamos finalmente a Istambul.
Fomos até ao nosso hostel (Best Island Hostel) que ficava na zona Sultanahmet, que é onde ficam as principais atrações turísticas da cidade. O hostel em si era bastante razoável, tendo em conta o preço que pagámos (8euros/noite).
Aproveitámos para visitar tudo o que tinha de ser visitado, como a Basílica Hagia Sofia, Blue Mosque, outras mesquitas, Grande Bazar, Galata Tower, a zona de Taksim, um pouco de Istambul na parte asiática, etc.
É uma cidade que encanta com tanta cultura e beleza nas mesquitas sem fim, transborda magia, é fascinante e surpreendente. Cheia de cores, aromas, monumentos e paisagens incríveis que superaram as minhas expectativas.

Deixo-vos aqui algumas informações sobre pontos turísticos a visitar:

Hagia Sofia
Principal monumento de Istambul, seu nome significa “santa sabedoria”. Por fora não chama muito a atenção em comparação à Mesquita Azul, mas é só entrar para sentir a sua grandiosidade. Inicialmente era uma igreja, em 1453 foi transformada em mesquita tornou-se um museu.  Entrada=10€


Mesquita Azul
Foi construída para desafiar a grandiosidade da Hagia Sofia. Ainda tem uma área para orações, por isso é preciso tirar os sapatos e não é permitido entrar de saia/calções e com os ombros à mostra, é necessário envolver as áreas descobertas com um lenço. Entrada= grátis

Grand Bazar
É o mercado mais famoso, e tem atraído comerciantes e turistas de todo o mundo. Parece mais um labirinto e tem quase 4000 lojas que vendem de tudo.

Bazar de especiarias
Menor que o outro bazar, aqui o forte são especiarias, frutas secas e doces turcos de todos os tipos.

Universidade de Istambul

Istambul, como toda a cidade imperial, é uma mistura de culturas, um terreno acolhedor para povos diversos, uma Torre de Babel. Aqui a Ásia, o Transcáucaso e os Balcãs encontram-se, a Tartária e a Arábia convergem, o Mar Negro e o Mediterrâneo juntam-se, os Muçulmanos, os Cristãos e os Judeus rezam, o antigo e o moderno confrontam-se.
Ates Orga, Istanbul: Poetry of Place

Sem comentários:

Enviar um comentário